segunda-feira, 20 de abril de 2015

Aforismos antigos, provérbios e conselhos para manutenção da saúde na tradição e medicina hipocrática.

Esse trabalho faz parte de um estudo da medicina chinesa através de suas fontes clássicas, o Livro do Imperador Amarelo o considerando como uma narrativa mítica, (um documento bruto ou descrição etnográfica realizada por membros de sua própria cultura, um modelo "feito em casa" nas palavras de Lévi-Strauss), ou melhor, utilizando os recursos da história e antropologia para seu entendimento. Trata-se de um ensaio explorando a possibilidade de comparar suas metáforas e símbolos, em especial a concepção de Chi (Qi - 氣), nas culturas mais próximas à China no ocidente da época em que foi escrito (200 aC.), o período que os historiadores denominam “antiguidade oriental”.

No presente texto, que é a segunda parte do projeto de estudo das concepções de energia vital, vida e saúde em aforismos e antigos provérbios médicos, da tradição oriental e ocidental, nos limitaremos à medicina hipocrática, o grande marco de início da atual medicina cosmopolita, científica e baseada em evidências. Integrando a clássica abordagem da etnomedicina que busca identificar as concepções de “doença”, “saúde”, “tratamento”, em diferentes culturas. Por se tratar de uma análise de aforismos e provérbios que muitas limitam-se à conselhos e recomendações de normas de comportamentos, nos aproximamos do que atualmente se denomina medicina comportamental ou psicologia da saúde para sua interpretação.

Segundo Wolpe (1981) embora o terapeuta comportamental moderno aplique deliberadamente os princípios de aprendizagem em suas operações terapêuticas, as prescrições terapêuticas envolvendo o comportamento são provavelmente tão antigas quanto a civilização.

Por outro lado sabe-se que é essencial a utilização dos recursos da etno – história para o entendimento de muitos dos aforismos hipocráticos, sem dúvida similares a prescrições comportamentais, e sabe-se também que na medicina comportamental pouco adianta conselhos genéricos, pois os hábitos tem que ser modificados como conquistas individuais, por uma aproximação sucessiva e transformação do comportamento atual.

Quanto as dificuldades de convencimento do paciente para mudanças de comportamento e certeza da prescrição, vale consultar o velho mestre:

A arte é longa e a vida é breve. a crise é passageira, a experiência perigosa e a decisão difícil. O médico deve estar preparado não só para saber o que é certo, mas também para praticar o que é certo e convencer os pacientes, atendentes e os outros de que o que ensina é o correto. (Aforismos 1/1)

Hipócrates e Galeno (Mural do séc. XII, Anagni / Itália)


Hipócrates e a energia vital

Hippokrátēs (Ippokráti̱s) em nascido entre 406 e 460 aC., em Cós, uma das “doze ilhas” (Dodecaneso) a 4 km da costa da Turquia. Nesta cidade deu continuidade à tradição da prática médica de sua família. Como médico (asclepiades do gr. Asklepias, nome de Esculápio - o Deus da Medicina). integrou-se a escola médica de Cós onde registrou uma forma própria de exercer a medicina, consolidando a tendência grega da época de dissociar a clínica médica das práticas mágico-religiosas dos séculos anteriores, o que lhe deu a fama de pai da medicina moderna. É comum entre seus biógrafos a afirmação que viajou por toda Ásia Menor (Anatólia). Há menos incertezas quanto a data e local de seu falecimento, em 370 - 377 a.C. na Tessália, a antiga Eólia (Aeolia; Αἰολία) situada ao norte da Grécia central. (Lyons & Petrucelli, 1997; Cairus & Ribeiro Jr. 2005)

A concepção grega de “energia vital” apesar de ter permanecido na medicina européia por séculos, constituindo-se como o vitalismo clássico, reafirmada pelas concepções de Samuel Hahnemann (1755-1843), o vitalismo homeopático, não é um conceito fácil de ser compreendido isolado de seu sistema original, envolve as relações do “pneuma” (fôlego), "physis" (natureza) e "dynamis" (atividade, potencialidade) (Luz, 1996; Rebollo, 2006). Tampouco é simples a sua comparação a concepção de Chi (Qi - 氣) da medicina chinesa.

As principais contestações da concepção de energia vital a partir das experiências de Friedrich Wöhler (1800-1882) de síntese da uréia a partir de amônia evidenciando a origem química (inorgânica) compostos orgânicos e Louis Pasteur (1822-1895) contestando as teorias de geração espontânea e revelando os microrganismos, devem ser analisadas no contexto do paradigma científico do século XIX e ascensão do capitalismo industrial, onde não havia mais lugar para o repouso, dietas, banhos e contato com a natureza encontrada nos templos/clínicas de Asclépio.

A utilização da antropologia médica por outro lado identifica na prática da acupuntura e medicina chinesa, advinda do conjunto multi-étnico da Ásia, (e na sobrevivência da homeopatia) a presença das medicinas antigas (especialmente grega ) re-unificadas "provisoriamente" como sugere Madel Luz por um “novo paradigma” vitalista.

Especialmente quanto a medicina chinesa coligida, como dito, no “Livro do Imperador Amarelo, o sinólogo Joseph Needham (1900 -1995) ressalta a semelhança entre este e o “corpus hipocraticus” que propõe uma divisão da matéria médica em funções normais e anormais do corpo humano e métodos de diagnose, prognose, terapia e regime. Ambos se referem à importância dos alimentos e elementos da natureza. Existindo também coincidências dos períodos clássicos de ambas as civilizações em torno de 500 aC. Ambos anteriores ao período Han quando, na China houve uma sistematização e divulgação da cultura clássica.

Emoções e elementos da natureza

Um dos aspectos mais intrigantes da comparação das medicinas grega e chinesa é a utilização mítica (metafórica) de elementos da natureza (água, fogo, terra, ar, madeira) e a importância que ambas atribuem às estações do ano e emoções humanas na relação ou processo saúde doença.

Para os chineses existe uma estreita relação entre a atividade emocional e os órgãos internos, mas não exclusivamente com o cérebro. Identificaram que as funções dos órgãos e vísceras dependem das funções de aquecimento e de impulsão e da nutrição do sangue, como se lê no “Suwen”...”o homem tem cinco órgãos que metabolizam as cinco energias e que produzem a alegria, a raiva, o pesar, a ansiedade e o medo”... e estas emoções, por sua vez, influenciam cada órgão e víscera. (Huihe, Baine, 2012)

O corpo humano, segundo os antigos gregos e conforme consta no texto hipocrático “Da natureza do homem” ...contém sangue, fleuma, bile amarela e negra; esta é a natureza do corpo, através da qual adoece e tem saúde”... Esses quatro humores, regulariam as emoções e mesmo o caráter (personalidade) dos indivíduos, segundo a predominância de um ou de outro desses fluidos classificando os homens como coléricos, fleumáticos, sanguíneos e melancólicos respectivamente. (Cairus, 2005; Cordás, 2002)

A melancolia, mania e a paranóia foram descritas nestes parâmetros de observação hipocrática. Sua descrição da melancolia (“melan”, negro; “cholis”, bile) ainda é utilizada ...um quadro clínico que envolve: “aversão à comida, falta de ânimo, insônia, irritabilidade e inquietação” ...”se o medo ou a tristeza duram muito tempo, tal estado é próprio da melancolia” (Cordás, 2002)

Atribui-se também a medicina hipocrática e à Alcméon de Crotona (região da Calábria) no século V a.C. a identificação do cérebro como órgão do pensamento. Lê-se no texto hipocrático “Da doença sagrada” ...”o cérebro (dentre todos os órgãos é o que) exerce o maior poder no homem. Pois ele, se acaso está são, é o nosso intérprete das ocorrências oriundas do ar, e o ar lhe proporciona a consciência”... (Cairus, 2005)

Não se pode dizer, entretanto, que os chineses não conheciam as propriedades e funções do encéfalo, diante da qualidade de suas descrições das emoções humanas, conhecimento de substâncias psicoativas e sobretudo capacidade de intervenção sobre a dor e outras funções orgânicas com as técnicas da acupuntura, como veremos.

Por ora nos limitaremos a descrição que a medicina hipocrática estabeleceu entre as estações do ano, emoções e saúde exatamente porque, a medicina chinesa também se estendeu sobre tais relações, sendo portanto comparáveis tal como Needham referiu.

É clássica a referência de reconhecimento das funções do encéfalo (εγκέφαλος enképhalos) no texto hipocrático “Da Doença Sagrada”:

É preciso que os homens saibam que nossos prazeres, nossas alegrias, risos e brincadeiras não provêm de coisa alguma senão dali (isto é, do cérebro), assim como os sofrimentos, as aflições, os dissabores e os prantos. E, sobretudo, através dele, pensamos, compreendemos, vemos, ouvimos e reconhecemos o que é feio e o que é belo, o que é ruim e o que é bom, o que é agradável e o que é desagradável, tanto distinguindo as coisas conforme o costume, quanto sentindo-as conforme o que for conveniente – e distinguindo dessa forma os prazeres dos desprazeres; de acordo com a ocasião, as mesmas coisas não nos agradam sempre. É também através dele que enlouquecemos e deliramos, e nos vêm os terrores, os medos, alguns durante a noite, outros durante o dia, e as insônias, os erros inoportunos, as preocupações inconvenientes, a ignorância do estabelecido, a falta de costume e a inexperiência. (“Da Doença sagrada” Cairus, 2005 p.76)


Observe-se porém que apesar da localização anatômica similar ao que pensamos hoje, a interpretação sua fisiologia era bem mais semelhante ao mundo das tradições chinesas que nosso. Ambas as tradições têm como agentes patógenos (ou terapêuticos): o frio; a umidade; o calor; a secura e seus efeito nos principais órgãos associados aos humores, ou seja o sangue, a bílis, o fleuma (linfa) e a antrabílis (bílis negra) respectivamente associados ao coração, fígado, cérebro e baço. (Dalgalarrondo, 2008)

O movimento ou circulação dos humores (ou do Chi - 氣) engendram emoções e as funções patológicas ou normais do corpo humano. Lê-se no citado texto “Da Doença Sagrada”:

A corrupção do cérebro é devida ao fleuma e à bile. Conhecerás as duas causas desta maneira: os que enlouquecem devido ao fleuma são pacíficos e não gritam, nem bramem. Mas os que enlouquecem devido à bile costumam berrar, e tornam-se furiosos e inquietos, sempre fazendo algo inoportuno. Se enlouquecem continuamente, essas são suas motivações; mas, se os terrores e medos se lhes afiguram, isso se deve ao deslocamento do cérebro, que se desloca quando aquecido, e ele se aquece devido à bile, quando se projeta sobre o cérebro através das veias sangüíneas procedentes do corpo. ...

...o cérebro, quando este não está saudável, porém torna-se mais quente do que sua natureza, ou mais frio, ou mais úmido, ou mais seco, ou sofre, contra a natureza, outra afecção que lhe é inabitual. Enlouquecemos devido à umidade; pois, quando se está mais úmido do que seu natural, é forçoso que se mova, e, movendo-se, nem permaneça estável a visão, nem a audição. Mas ora ouve-se e vê-se uma coisa, ora outra, e a língua expressa tais coisas como são ouvidas e vistas em cada circunstância. Durante o tempo em que o cérebro ficar estável, o homem estará consciente. ...(“Da Doença sagrada” Cairus, 2005 p.76)

Aforismos

Aforismo corresponde a palavra grega aphorismós (pelo lat. aphorismu) a uma regra, um princípio explicativo ou sentença moral breve e conceituosa segundo dicionários (Aurélio; Caldas Aulete). Com este tome “Aforismos” integra o “corpus hippocraticum” que é conjunto de cerca de sessenta seis tratados, acrescidos de um juramento que deveria ser prestado pelo médico da escola de Cós.

Observe-se em seguida alguns aforismos hipocráticos selecionados pelo tema estações do ano e emoções numa pretensa "homogeneização" para comparação de grandezas heterogêneas tais como as medicinas, semíticas, chinesas e gregas:

Estações do ano

As mudanças e estação engendram doenças, e nas estações grandes variações de frio e calor seguem a regra da mudança de estações. (3/1)

Uns temperamentos são mais bem dispostos ao verão, outros ao inverno (3/2)

Algumas doenças e idades tem bem ou mal adaptação para tal ou qual estação, tal ou qual lugar/ região, tal ou qual estilo de vida (3/3)

Durante as estações quando o calor e o frio se apresentam no mesmo dia alternadamente, ocorrem doenças do tipo de outono (3/4)

Quando o verão é parecido com a primavera as febres se acompanham de muitos suores (3/6)

O outono é nocivo aos afetados pela tísica (consumption) (3/10)

Na constituição do ano, o tempo seco é mais saudável que úmido e com menor mortalidade. (3/15)

Todas as moléstias podem ocorrer em todas as estações; porém algumas aumentam a freqüência e gravidade em alguma das estações. (3/19)

No verão preferencialmente purgar por cima; no inverno por baixo. (4/4)

As pessoas magras, que vomitam com facilidade devem ser purgadas por cima, porém com mais cuidado no inverno. (4/5)

As pessoas que tem dificuldade de vomitar, e bem nutridas, devem ser purgadas por baixo, porém com mais cuidado no verão. (4/6)

O frio é inimigo dos ossos, dos dentes, dos nervos, do cérebro, da medula espinhal, porém o calor lhes é benéfico. (5/18)

As coisas frias , tais como a neve e o gelo são inimigas do peito, provocam a tosse, as hemorragias e os catarros. (5/24)

Purgantes citados:
Heléboro (Helleborus cerca de 20 espécies da família das Ranunculaceaes). Segundo Rebollo são citadas pelos médicos do Corpus hippocraticum: a mandrágora, o cominho, o anis, o manjericão, o louro, a briônia, a centaurea, o trevo, o hipérico, a malva, a arruda, a sálvia, o cobre e o enxofre, bem como diversas substâncias de origem mineral, animal e vegetal com efeitos purgantes e não purgantes.

Dor, sinais, sintomas e emoções.

Pessoas que tem uma afecção dolorosa em qualquer parte do corpo, e estão em grande parte insensíveis a essa dor, estão mentalmente perturbadas. (2/6)

Os velhos tem menos queixas que os jovens; mas as doenças crônicas que os acompanham geralmente nunca os deixam (2/39)

Nem a fartura nem a abstinência, nem qualquer outra coisa é boa quando mais que o natural (2/4)

A dificuldade de dormir em qualquer doença é um sintoma perigoso. Caso contrário se dorme facilmente não há perigo (2/1)

Quando o sono põe fim a um delírio é um bom sintoma (2/2)

Tanto o sono como a sonolência em excesso são ruins (2/3)

O cansaço espontâneo indica doença (2/5)

De duas dores ocorrendo ao mesmo tempo em diferentes partes do corpo, a mais forte enfraquece a outra (2/46)

No movimento do corpo, quando se começa a sentir dor, o repouso afasta o sofrimento (2/48)

Na parte do corpo que aparece o suor, aí está a moléstia (4/38)

Na parte do corpo onde se manifesta o calor ou o frio, aí está a moléstia (4/39)

Se o medo ou a tristeza duram muito tempo, tal estado é próprio da melancolia (6/23)

Os tremores de febre ardente, passam após um delírio (6/23)

Os eunucos não ficam calvos nem gotosos (6/28)

Um rapaz não sofre de gota antes do início de ser sexualmente ativo. (6/30)

Os delírios de motivos alegres são mais benignos que os de motivos sérios (6/53)

O estupor ou delírio após traumatismo craniano são maus sinais (7/14)

Uma convulsão ou delírio com insônia é mau sintoma (7/18)

Quando há letargia, o tremor é mau (7/18a)

O choro que verte o doente com motivo é bom sinal, o choro sem motivo é mau sinal. (7/83)

PROVÉRBIOS E AFORISMOS RELATIVOS À NUTRIÇÃO / ALIMENTAÇÃO

Faz do alimento teu medicamento e do medicamento teu alimento.

Pessoas com saúde logo perdem suas forças quando tomam medicamentos purgativos ou comem alimentos ruins (2/36)

O corpo em crescimento tem um calor inato; requer portanto mais alimento para não enfraquecer. No velho calor é menos intenso, portanto requer menos combustível tal qual uma chama que seria extinta com muito. Do mesmo modo a febre em pessoas velhas não é tão grave quanto nas jovens exatamente porque seus corpos são mais frios. (1/14)

Uma dieta úmida é conveniente em todas as doenças febris, particularmente em crianças e em pessoas acostumadas a viver em tal regime (1/16)

Tudo que precisa ser evacuado deve ser evacuado pela vias adequadas (1/21)

As evacuações devem ser julgadas não só pela sua quantidade e sim se elas são como devem ser e como foram criadas. Quando necessário levar a evacuação ao " deliquium animi" cuidando que o paciente o suporte (1/23)

No início das doenças agudas use medicamentos purgativos espaçadamente e com a devida cautela (1/24)

Se a matéria for purgada como deve ser purgada, a evacuação é benéfica e facilmente tolerada caso contrário se tem dificuldades (1/25)

Os que tem o ventre relaxado quando moços, ficam constipados a medida que envelhecem; e ao contrário, quando constipados em moços, o ventre se relaxa a medida que envelhecem. (2/20)

Na maioria das vezes as pessoas com pouca saúde que tem inicialmente um bom apetite, mas não melhoram, acabam perdendo o apetite; enquanto que aquelas que no início tem bem pouco apetite e depois o adquirem ficam boas. (2/32)

Para concluir

Nesse artigo, alguns conceitos são necessários para entender o mundo de alegorias ao qual fomos remetidos como um determinado espaço entre mito (aqui considerado uma narrativa) e técnica enquanto duas dimensões do processo cognitivo. Sendo o primeiro relacionado ao processo criativo (intuição) e metáforas explicativas e o segundo à acumulação da experiência empírica.

A interpretação que poderá resultar da comparação de aforismos ou narrativas de diferentes culturas reunidos pelo nexo de pertencer, ao que pode ser descrito como, sistemas etnomédicos, ainda está por ser realizada. No momento o objetivo é compreender o aforismo enquanto uma descrição precisa dos sinais ou sintomas do processo saúde-doença e/ou uma prescrição análoga aos conselhos dos psicólogos da saúde ou medicina comportamental.

Posteriormente serão analisados as narrativas ou “prescrições comportamentais” da medicina chinesa equivalentes aos conjuntos de textos hipocráticos e/ou derivados de representações da ética/ moral judaico cristã (analisadas anteriormente como provérbios relacionados a medicina semítica, atribuídos ao Rei Salomão). Numa primeira análise pode-se afirmar que esta última (talvez pela fonte de pesquisa utilizada de natureza cristã - os referidos provérbios), ao contrário dos aforismos hipocráticos, enfatizam a relação com emoções e conduta, pouco ou nada referindo-se ao clima e estações do ano, apesar da clássica referência ao tempo e periodicidade cíclica da vida no Eclesiastes. A medicina chinesa propõem um equilíbrio entre os sentimentos emoções e estações do ano, como veremos na terceira parte deste ensaio.

A meta é o entendimento do enigmático Livro do Imperador Amarelo conhecido atualmente como Nei Jing (内經) atribuído a Huang Di (黃帝) escrito por um grupo de médicos do Período dos Reinos Combatentes 480-221 a.C. ou no séc. III a.C. na antiga China sob dinastia dos Han (漢朝) enquanto o fundamento da acupuntura e medicina tradicional chinesa.

Bibliografia

Cairus, Henrique F.; Ribeiro Jr. Wilson A. Textos hipocráticos, o doente, o médico e a doença. RJ FioCruz, 2005

Cordás, Táki Athanássios. Depressão: da bile negra aos neurotransmissores: uma introdução histórica. SP, Lemos Editorial, 2002

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre, Artmed, 2008

Hutchins, Robert M.; Adler, Mortimer J. (Eds.) Hippocrates writings, in Hippocrates Galen. Great books of the Western world. Encyclopaedia Britannica, INC. USA, Harvad Press, 1952

Hipocrates. Aforismos, antologia. (tradução Moraes, José D.) SP, Martin Claret, 2003

Huihe, yin; Baine, zhang. Teoria básica da medicina tradicional chinesa. (tradução Dina Kaufman). SP, Atheneu, 2012

Lévi-Strauss, C. Raça e História; Descontinuidades culturais e o desenvolvimento econômico, in Antropologia estrutural dois, RJ, Tempo Brasileiro, 1993

Luz, Madel T. Estudo comparativo das medicinas ocidental contemporânea, homeopática, tradicional chinesa e ayurvédica em programas públicos de saúde. RJ, UERJ, IMS, 1996

Luz, Madel T. Natural, Racional, Social ; Razão Médica e Racionalidade Científica Moderna, Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1988

Lyons A. S.;Petrucelli, J. História da medicina. SP, Manole, 1997

Needham, Joseph; Gwei-Djen, Lu. Celestial lancets a history and rationale of acupuncture and moxa. USA, Cambridge University Press, 1980

Posadas, J. A medicina natural na Grécia clássica, Ascépio, a concepção de medicina dos gregos, as enfermidades e o socialismo. SP, Ed. Ciência Cultura e Política, 1983

Rebollo, Regina A. O legado hipocrático e sua fortuna no período greco-romano: de Cós a Galeno. Sci. stud., São Paulo , v. 4, n. 1, p. 45-81, Mar. 2006. http://www.scielo.br/pdf/ss/v4n1/v4n1a02.pdf

Ronan, Colin A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge (4 V) vol I: Das origens à Grécia; vol II: Oriente, Roma e idade média. RJ, Zahar, 1987

Svoboda, R; Lade, A. Tao e Dharma, medicina chinesa e ayurveda. SP, Pensamento, 1998

Wolfgang Mieder. DE PROVERBIO. Electronic Journal of International Proverb Studies VOLUME 1 - Number 1 – 1995. URL: http://info.utas.edu.au/docs/flonta/

Wolpe, Joseph. Prática da terapia comportamental. SP, Brasiliense, 1981



Versão do presente texto em PDF para impressão:
https://pt.scribd.com/costapppr

Nenhum comentário:

Postar um comentário